terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

49 dias

Dizem que os japoneses radicados no Brasil nascem católicos e morrem budistas. Tem um bom fundo de verdade. Meu pai, nascido no Japão, foi a pessoa mais aberta a todas as religiões. Ele ia à missas, casamentos, batizados e outras maluquices católicas, mas também sempre tivemos um hotokesan (ou altar budista) em casa.

Pra mim, essa concepção do nascer católico e morrer budista deve ser porque a maioria dos descendentes é católico, isto é, foi batizado, fez primeira comunhão, casou na igreja. Em vida sim, o catolicismo é o que está mais presente. Agora quando o assunto é uma pessoa querida que faleceu, pelo menos na família dos meus pais, somos budistas. O Budismo tem uma visão quase que poética da morte, ela é vista como a volta à vida espiritual. É quando o espírito se purifica e se renova até poder retornar ao mundo físico - isso não é reencarnação, mas sim um renascimento. É difícil de explicar. Tem todo aquele lance de karma, de aprendizado, de iluminação. Nós seguimos o Budismo Shin ou Jōdo Shinshū (explicação no wikipedia em inglês), que é o Budismo mais praticado no Japão. Esta é a razão mais intelectual que eu posso oferecer ao nosso dualismo. Morrer budista é muito mais reconfortante que morrer católico, e muito mais significativo.

No domingo passado tivemos o hoji de 49 dias de morte do meu pai. No Budismo Shin se celebra o sétimo, trigésimo e quando se completa 49 dias de morte. Na miscelânia de religião da minha família fazemos missa de sétimo dia e hoji de 49 dias. Eu li que esses 49 dias tem um significado, no budismo em geral é o período entre o nascimento e a morte, mas no Budismo Shin os mortos vão direto à Terra Pura. O cerimonial de 49 dias é mais para aliviar a ansiedade, poder ter parentes e amigos reunidos para homenagear o ente querido.

O hoji do meu pai foi muito bonito, não pelo serviço em si, mas pelo amor demonstrado por todos que vieram ao templo. Foi exaustivo - estava um calor impossível - mas no fim tudo correu muito bem e pudemos retribuir a todo koden que recebemos.

Deixo aqui, por escrito, os meus sinceros agradecimentos a todos que compareceram.

Nenhum comentário: