domingo, 26 de junho de 2005

Dicas de Viagem - Edimburgo

Olá!

Acabamos de voltar da Escócia, fomos à Edimburgo na quarta pela manhã e voltamos ontem à tarde. Foi tudo bem, sem muitos imprevistos, a cidade é linda e os arredores e lochs e glens também. Adorei a viagem. Como boa viajante, sei que tem sempre gente procurando dicas legais do que fazer, o que vale a pena visitar etc. Como eu aprendi um bocado nessa viagem, quero compartilhar com vocês. Vou tentar fazer o estilo "jornalista" e passar uns hints and tips. Espero que não fique muito confuso.

Para chegar lá

Eu procurei nossas passagens em trens e aviões. Os trens estão saindo mais caro que passagens de avião. Se você é flexível nas datas e pode ir durante a semana, os preços das passagens de avião podem sair de graça (só tem que pagar as taxas de aeroporto). No total, com a bmibaby, eu paguei £35.98 por pessoa, num vôo de ida e volta. Tá que o vôo da ida saiu cedo, 6:50 da manhã, mas não me incomodou porque a gente acaba aproveitando o dia e o vôo dura só 50 minutos. Para se ter uma idéia da diferença, a passagem de trem iria me custar cerca de £60 por pessoa e eu ia ter que passar 5 horas sentada.

Acomodação

Edimburgo é uma cidade cara assim como qualquer outra no Reino Unido. Vá preparado para gastar. Procurei por Bed & Breakfasts centrais (10 minutos de Princes Street e Royal Mile), com en-suite. O mais razoável que eu achei, que parecia bom e num local agradável foi o Aarajura. Eu geralmente prefiro hotéis, mas os preços lá estavam aquém do meu poder aquisitivo! Pagamos £80 por diária. O quarto estava ok, é bem limpinho, tem café da manhã incluído (full Scottish Breakfast), mas eles são um pouco disorganizados para o meu gosto. Eu fiz minha reserva online, o que me dava um desconto de 10%. O site disse que iria debitar a primeira diária do cartão e que as outras duas eu pagaria quando chegasse ao B&B. Para a minha surpresa, duas diárias foram debitadas e quando chegamos lá, o rapaz que cuida da "pensão" não sabia de nada e quase me cobrou mais duas diárias. Eles também quiseram oferecer tours, mas quando resolvemos comprar um, nos disseram que não podiam fazer a reserva porque não sabiam o número ca companhia que faz os tours. Pra dormir e tomar café foi mais do que necessário. Se você não se incomodar em usar o banheiro no corredor, a diária cai para £70 - 75.
Transporte
Para andar por Edimburgo é muito fácil. Creio por ser um lugar turístico (muito americano e australiano por lá), tudo é bem explicadinho, as coisas são fáceis de achar. Recomendo que você procure onde vai ficar, use o multimap. Sabendo mais ou menos onde vai ficar e as ruas ao redor, tudo fica muito mais fácil. use o Traveline para planejar a sua rota e para saber que ônibus tomar, em que lugar e a que horas. Uma maravilha. Nunca se sinta perdido, dá desânimo! Eu imprimi meus mapinhas e meu route planner. Foi super útil.
Tours
Nós fizemos dois: Um para ver Rosslyn Chapel e outro pra ir dar uma volta nas Highlands e beber um whisky. O de Rosslyn foi com a Gray Line Tours, que passou por Craigmillar Castle e depois foi para Rossly. Foi ótimo, mas cuidado: você, como eu, pode pegar um bando de pessoas mais velhas e que por isso se acham no direito de serem grosseiras e são ruidosas ao extremo. Esses tours tem esses downsides. O outro foi pela Haggis, que tem como foco mais os mochileiros e gente entre 18 e 35 anos. Passamos por uns lugares lindíssimos valeu a pena ter ido, conhecemos um pouco mais da escócia e as vistas dos lochs e glens são de cair o queixo. Os dois custaram o mesmo preço £23 por pessoa, o da gray line foi das 12 às 6 e o da Haggis das 8:30 às 6.
Lugares para ir e comer em Edimburgo
Fomos a diversos lugares na quarta, quinta de manhã (antes do Gray Line tour) e no sábado. Fomos ao castelo de Edinburgh, claro, não pode deixar de ir! É carinho pra entrar (£9.50), mas a vista e o lugar é fantástico. Depois andamos pela Royal Mile até o Palácio Holyroodhouse, onde a rainha se hospeda quando está na cidade. Royal Mile assim se chama porque é quase uma milha em linha reta que separam o castelo de Edimburgo e o Palácio de Holyroodhouse. Pode-se entrar no Holyroodhouse quando a rainha não está em residência. Ela estava lá quando fomos, ela foi à colação de grau do príncipe William, que se graduou em St Andrews na quinta passada.
Se tiver fôlego, suba até o Calton Hill, que tem uma vista maravilhosa da cidade. Perfeito para os fotógrafos wannabe. Vá também andar pelos jardins embaixo do castelo. Procure pela Ross Fountain. Vá visitar as ruazinhas de Old Town, e procure por Bobby, o cachorro mais famoso da Escócia. Eu não fui, mas me falaram que é uma vista linda do Arthur's Seat, a montanha vulcânica que fica ao lado do Holyrrodhouse, bom se o dia estiver ensolarado, prepare trekking boots.
Para comer só posso recomendar alguns lugares porque não tivemos muito tempo pra ficar escolhendo restaurante! Definitivamente vá ao Plaisir du Chocolat, sem culpa, coma um dos deliciosos gateaux ou tortas ou chocolate quente! Tudo é uma delícia. Depois tem o The Elephant House, onde J K Rowling escreveu as primeiras linhas de Harry Potter. Na mesma rua, o Frankenstein é legal para uma comida de pub (pub grub).
Dicas
  • Se tiver que carregar a bagagem quando sair do B&B, vá até a estação de ônibus na St Andrew Street, do lado da Louis Vuitton. Sai £3 pra usar o locker pequeno que cabe bastante coisa! Não pague £5 pra deixar na estação de trem que além de tudo quer te cobrar mais £5 se você quiser deixar uma sacolinha que não coube na mala.
  • Carregue sempre uma capa de chuva ou guarda chuva, o tempo muda de sol pra chuva em 2 horas.
  • Visite o Visitor Centre no Princes Mall. Para mapas, dicas, tours, souvenirs... Vale a pena.
  • Se puder, compre o popout map. É uma maravilha.
Eu adorei a Escócia. Recomendado à todos.

Nenhum comentário: